Páginas

ABENÇOANDO VIDAS ATRAVÉS DO LOUVOR

Dicas de Sonorização - Parte V

Olá Pessoal.
Depois de alguns meses sem postar, seguem novas dicas de sonorização.
Espero que gostem. Abraços, Carletto.

As "Tenebrosas" Microfonias...


Texto adaptado por: Bruno Carletto

Um dos maiores “males” que afligem o operador de som em qualquer ambiente é a famosa microfonia ou realimentação acústica. A realimentação é um fenômeno eletro-acústico que ocorre devido a um desequilíbrio das freqüências que estão sendo projetadas num determinado ambiente.

A microfonia é identificada como um apito forte, que ocorre quando as ondas sonoras emitidas por um altofalante são captadas e reamplificadas pelo microfone que as originou. Muitas vezes começa fraca e vai aumentado gradualmente até que uma das fontes sonoras seja interrompida. Sendo assim, temos: microfonia de graves que mais se parece com um apito de navio, a microfonia de médios, parecida com o som produzido por uma corneta, e a de agudos, a pior delas, pois atinge freqüências altas que podem até prejudicar a audição, se não for controlada a tempo.

Mas, o que provoca a microfonia? Como já disse, é um desequilíbrio, que ocorre quando há excesso de volume em uma determinada freqüência. Por exemplo: quando ligamos um microfone próximo de um alto falante, o som captado pelo microfone percorre um caminho, ou seja, entra pelo microfone, vai para a mesa de som, que o pré-amplifica e envia para os amplificadores que os enviam para as caixas de som. Quando esse sinal sai pelo alto falante, uma boa parte dele é novamente captada pelo microfone, criando assim um ciclo vicioso. Até ai tudo bem, pois esse ciclo é natural num sistema de reforço sonoro. Entretanto, quando uma determinada freqüência - seja de graves, médios ou agudos - é excessiva, esse ciclo se tornará audível e crescente até que passe a ser ouvido e interferir na qualidade do sistema sonoro.

Uma maneira de amenizar este problema é evitando que os microfones fiquem posicionados de frente para o raio de emissão dos alto-falantes. É sabido que a acústica do ambiente proporciona um ganho em determinadas freqüências, o que aumenta a possibilidade de causar microfonia.

Abaixo encontramos um dos muitos procedimentos utilizados para localizar os pontos onde a equalização é realmente necessária:

1. Zere a equalização do canal e do gráfico da via de monitor;
2. Coloque um microfone no meio de palco. Pode ser o microfone que será utilizado pelo cantor ou interlocutor;
3. Aumente o volume do canal até ouvir o “ringing” (aquele ruído do início da microfonia);
4. Ache a freqüência do ringing reforçando rapidamente as bandas de freqüência do equalizador. Depois de localizar a freqüência exata atenue ela só o suficiente para anular o ringing;
5. Aumente mais um pouco a via até ouvir a próxima ressonância, ache a freqüência como já foi descrito anteriormente;

Continue com esse processo até obter o volume necessário no monitor sem microfonias. Você pode usar este processo até começar a ouvir ressonâncias múltiplas ou quando vários potenciômetros do equalizadou estiverem na atenuação máxima e as microfonias continuarem.

5 comentários:

  1. Que ótimos!!!

    Estava com saudade desse assunto...

    Felizmente, eu já sabia a metade desse assunto...
    Então ficou mais fácil compreender...

    Bruno, você arrasou de novo...

    Vlw1

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post! Assunto bem interessante.
    A cara do menininho é tudo!!! ehehehe

    ResponderExcluir
  3. Esse cara é bom. É por isso que é o nosso técnico de som. Bruno arrasou.

    ResponderExcluir
  4. Heubert e Anônimo, obrigado pelos comentários... rs

    Sarah, não é porque você puxa meu saco que vou te dar mais som. kkkkkkkk

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKKKKKKKK

    Hey quem disse que eu quero mais som?! assim quando eu errar alguma nota todos irão perceber...

    Pode me deixar no mute mesmo... Só quero muito som durante os solos, assim posso cantar baixinho e fazer mais gracinha kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo!

Este blog respeita opiniões divergentes, porém...

* NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS. Usar o anonimato para criticar, além de ser uma prática criminosa, é uma atitude não condizente com um cristão. Se quiser criticar fique a vontade, mas permita que sua opinião seja conhecida, identifique-se.

** Fazemos moderação dos comentários e, eventualmente, poderemos recusar algum comentário.

No mais, amamos ter você aqui e volte sempre!