Páginas

ABENÇOANDO VIDAS ATRAVÉS DO LOUVOR

Dicas de Canto III

Vamos abordar um tema legal e ao mesmo tempo confuso: O FALSETE, como o próprio nome já induz, significa voz FALSA.

Como muitas pessoas não sabem do que se trata, segue abaixo a definição - Não Técnica - sobre o assunto, até porque esses termos técnicos mais atrapalham do que ajudam (rsrs)

É especialmente usada por cantores do sexo masculino para alcançar os registros de contralto, meio-soprano e, eventualmente, de soprano. Este recurso é utilizado para alcançar tons mais agudos e não requer muito esforço muscular.

Mas ATENÇÃO: O uso frequente do Falsete pode "viciar" e a pessoa pode sentir dificuldades para utilizar a voz natural. Portanto, todo cuidado é pouco!!!!!!".

Agora a pergunta que não quer calar: Existe Falsete para vozes femininas?

Se os especialistas ainda não chegaram a uma conclusão, quem somos nós para dizer que sim ou não?!, mas de uma coisa temos certeza: As vezes o falsete dá o brilho que falta em algumas notas... Mas nada de abusar desse recurso.

21 comentários:

  1. Esse tema é muito importante... observo isso no coral, o vício dessa prática atrapalha bastante... o melhor é ter uma aula de canto...

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão... Podia fazer uns vídeos dessas dicas... Vlw!

    ResponderExcluir
  3. Xi! Não complica hem! Heubert rsrs

    Vídeos são complicados pra fazer, mas podemos pensar em postar alguns vídeos já disponíveis na Web para ilustrar melhor o que estamos colocando aqui!!

    ResponderExcluir
  4. Vlw!!! Mas eu não gostaria de complicar, apenas gostaria de ajudar... Obrigado pelas dicas...

    ResponderExcluir
  5. Imagina! Você sempre ajuda Heubert. E é isso que nós queremos: Criar um forum de debates onde as pessoas podem dar suas opiniões e nós na medida do possível atender.

    O problema é que Cantar não é tão fácil como as pessoas imaginam. Nós apenas damos dicas e sugerimos a todos que querem cantar adequadamente que procurem um profissional.

    Nunca utilize nenhum recurso, seja em vídeo-aula ou qualquer outro tipo de "Cursinho Express". Pra cantar tem que ter ajuda técnica. Podemos nos prejudicar mais do que melhorar.

    Continue participando desse espaço! Ele é SEU!

    ResponderExcluir
  6. Eu também canto com minha "voz falsa". Ela é tão falsa que ninguém escuta. (rs) Tô brincando... Essas dicas são importantes e é bom ficarmos atentos. O mau uso da voz pode causar sérios danos às cordas vocais. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Bruno Admite: Você é um 1º Soprano nato kkkk

    ResponderExcluir
  8. Será que mulher realmente não tem falsete? Se isso for verdade então: EU SOU SOPRANO! KK Se bem que disso eu não tenho dúvidas kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Falsete!! Lembrar que isto pode viciar é uma ótima dica... quando vamos notando que podemos usá-lo com tanta facilidade, queremos usá-lo sempre se não tomarmos cuidado!! Vlw mais uma vez por esta dica :)

    ResponderExcluir
  10. Tomar cuidado é muito bom, ainda mais quando se ensaia grupos com muitas vozes femininas e muitas vezes com crianças.

    ResponderExcluir
  11. O ideal é utilizar a sua voz natural e explicar às crianças e sopranos a diferença de oitavas nas determinadas vozes. Mas...se não entenderem, pra ganhar tempo, utilize o falsete (porém, com decência e ordem! rsrs

    ResponderExcluir
  12. Eu comento...

    Verdade Cadu...
    Falsete é algo que serve pra tirar do sufoco, e só...

    ResponderExcluir
  13. Pois, também temos que ter cuidado com as pregas vocais...

    Se não cuidamos dela, um dia ela reclama...
    Ai complica...

    =/

    ResponderExcluir
  14. OUtras pessoas precisam dar opinião por aqui.

    ResponderExcluir
  15. Cuidar da voz sempre. Não podemos deixá-la reclamar pra depois cuidar.

    ResponderExcluir
  16. Cadu, você falou uma coisa certa...

    As pessoas só procuram um profissional, quando "acabou" com as pregas vocais...

    Isso é sério...

    ResponderExcluir
  17. Vamos ficar atento o que estar acontecendo com a voz...

    ResponderExcluir
  18. Meu esposo diz que em algumas notas eu devo usar o falcete por não alcansar a nota na voz natural mas, eu não consigo, porque?

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo!

Este blog respeita opiniões divergentes, porém...

* NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS. Usar o anonimato para criticar, além de ser uma prática criminosa, é uma atitude não condizente com um cristão. Se quiser criticar fique a vontade, mas permita que sua opinião seja conhecida, identifique-se.

** Fazemos moderação dos comentários e, eventualmente, poderemos recusar algum comentário.

No mais, amamos ter você aqui e volte sempre!