Páginas

ABENÇOANDO VIDAS ATRAVÉS DO LOUVOR

Como escolher sua cantata ou musical?

Escolher uma boa cantata/musical não é uma tarefa fácil e pequenas informações fazem uma grande diferença.

Muitos regentes/maestros já têm experiência suficiente com o coral e com a igreja para saber se o material escolhido por ele vai ou não agradar. Mas, se para os maestros/regentes com sólida formação musical e  experiência, que conhecem bem o seu coral, ensaiam exaustivamente, têm bons solistas e coristas essa escolha não é uma tarefa fácil ou nem sempre é aprovada por todos, imagine para  os  assumem a responsabilidade de apenas apresentar um musical e ensaiar o coral?

Para ajudá-los a escolher melhor o seu musical, resolvemos criar algumas dicas que poderão serão preciosas e definir o sucesso da escolha, é claro, jamais esquecendo que a oração é a principal arma que devemos usar nesses momentos de impasse.

1) Busque nos sites das gravadoras informações importantes como: tempo de duração do musical, estilo, qualidade do material, entre outros.

2) Ouça os musicais com calma, a maioria das gravadoras brasileiras disponibilizam as músicas para audição parcial ou total em seus sites. Não se preocupe se não conseguir ouvir toda a música, o corte geralmente é feito em partes repetidas como o refrão, pois o objetivo é apenas evitar que pessoas mal intencionadas baixem a música e nunca atrapalhar a sua análise.

3) NUNCA escolha um musical baseado no seu gosto pessoal.

4) O cd demonstração não é uma biblia que deverá ser seguida à risca, pois assim como a maioria das gravadoras adaptam os musicais para agradar o público brasileiro, você também poderá fazer a sua para adequar um solo, por exemplo, ao material humano disponível em sua igreja. Usar a criatividade e o seu conhecimento poderá deixar tudo muito mais interessante e apropriado.

5) Se a íntegra de um musical não é o indicado para o seu coral, não significa que algumas músicas não serão. Então, ouça e escolha as músicas que poderão ser usadas em outras oportunidades. Fazer uma compilação usando músicas de outros musicais sempre dá certo!

6) Verifique se todos os arranjos vocais serão compatíveis com o seu coral. Você pode causar sérios problemas de saúde em seus coristas como pólipos, nódulos, fendas nas cordas vocais se insistir em uma escolha errada.

7) Busque musicais com letras teologicamente corretas e coerentes com os princípios biblicos. Ouvir com mais um pouco de cuidado poderá deixá-lo mais seguro.
8) Busque por musicais envolventes, alegres, interessantes que motivem a igreja a adorar a Deus e não ser uma mera expectadora. Você verá uma grande diferença se tiver isso em mente na hora da escolha, pois um musical monótono e sem expressão será muito cansativo e desanimador.

9) Procure musicais que dê para envolver outros departamentos da igreja (infantil, adolescentes, dança, surdos/mudos) essa interação gera grandes resultados na união da igreja. Dá trabalho, mais o resultado final é super dinâmico.

10) Após a escolha do seu musical, não deixe de adquirir o material original completo como: cd demonstração, kits de ensaio e partitura. Isso irá facilitar o seu trabalho.

Um blog criado recentemente poderá  facilitar a sua escolha, pois lá você irá encontrar TODOS os musicais disponíveis no Brasil, então coloque em seus favoritos: www.cantatasemusicais.blogspot.com

Deus te abençoe e boa sorte na sua próxima escolha.


4 comentários:

  1. Salve Sarah Ow meu, vc é incrível!!! que dica bacana!
    gostei d+! ,pois sempre ficamos na dúvida da escolha certa...
    mto boa a idéia do post !!!!
    Parabéns q Deus a abençoe dmontão!!!
    bjoss... vlw...

    ResponderExcluir
  2. Poxxa, dicas muito úteis.
    Essa dúvida sempre surge! =D

    ResponderExcluir
  3. Ual! Que post...

    Afinal, tudo isso é verídico...
    Obrigado ao GH pela confiança e tranquilidade que nos passa!

    Abração! Saudades de todos...

    ResponderExcluir
  4. Dicas maravilhosas...

    Já está mo blog B.C.M. - http://cantatasemusicais.blogspot.com

    Just you, Sarah!

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo!

Este blog respeita opiniões divergentes, porém...

* NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS. Usar o anonimato para criticar, além de ser uma prática criminosa, é uma atitude não condizente com um cristão. Se quiser criticar fique a vontade, mas permita que sua opinião seja conhecida, identifique-se.

** Fazemos moderação dos comentários e, eventualmente, poderemos recusar algum comentário.

No mais, amamos ter você aqui e volte sempre!